Eu e minha escola
JUSTIFICATIVA
Por
serem pertencentes à primeira a etapa do ensino fundamental, as crianças da
educação infantil podem apresentar maior dificuldade de adaptação, portanto é
necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado
de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades
(socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando
neles brincadeiras e construção de conhecimentos.
Além
disso, nesse primeiro momento é importante que a criança conheça seus colegas e
a si própria, que a educadora conheça as potencialidades e as necessidades de
cada criança e que a família se sinta segura com a instituição de ensino. Dessa
forma, este projeto deseja promover a interação escola/família, educador/aluno
e aluno/aluno, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como
carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.
Considerando
o período de adaptação decorrente na escola e que, tanto as crianças, quanto a
escola e a família estão se conhecendo, este tema será desenvolvido a fim de
tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade
e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na
interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, respeitando as regras
e rotinas institucionais, assim como a individualidade de cada um dentro da
comunidade escolar.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- · Conhecer a rotina da turma;
- · Trabalhar, junto à turma, as regras de convivência;
- · Conhecer as particularidades de cada componente do grupo;
- · Respeitar as diferenças;
- · Facilitar a adaptação da criança na escola;
- · Tornar o processo de socialização mais rápido;
- · Despertar o interesse da criança pelo dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual;
- · Fazer com que a criança tenha zelo pelo patrimônio escolar;
- · Permitir que as crianças conheçam todos os ambientes da escola;
- · Oferecer materiais diversos para que possam expor sua criatividade;
- · Permitir que a família participe do processo de iniciação da vida escolar das crianças;
- · Valorizar os materiais escolares de uso individual e coletivo;
- · Introduzir as noções de medida de tempo, com a utilização de calendário;
- · Representar situações vivenciadas, através da verbalização e expressão corporal;
- · Utilizar o movimento como forma de comunicação, nas situações cotidianas ou em brincadeiras;
- · Participar de jogos e brincadeiras que estimulem a socialização e o convívio saudável;
- · Identificar e valorizar o papel de cada um dentro do grupo social em que convive;
- · Valorizar e incorporar atitudes que visem à manutenção de espaço onde circula;
- · Participar de atividades que envolvam produções coletivas;
- · Valorizar a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde;
- · Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos;
- · Relatar as vivências nas diversas situações do cotidiano;
- · Despertar a autonomia.
CONTEÚDOS
· Artes
visuais através do uso de diferentes técnicas de expressão;
· Identidade
e autonomia através da percepção da diferença entre os pertencentes do grupo e
do cuidado com o material próprio e com o corpo.
· Matemática,
através da inserção do uso dos painéis.
· Movimento;
· Música;
· Sociedade;
e
· Linguagem
oral e escrita.
MATERIAIS
·
Brinquedos afetivos e pedagógicos;
·
Tintas, papéis, canetinhas, lápis coloridos,
pincéis;
·
Tesoura, cola, massa de modelar;
·
Livros, gibis, revistas, jornais, folhetos de
propagandas; e
·
Outros materiais e objetos que serão
descritos nas atividades.
TEMPO
DE DURAÇÃO
O projeto será desenvolvido
de 04 de março a 22 de março, já que na última semana do mês iremos trabalhar
as questões relacionadas ao sentido da Páscoa, ou seja, seu significado.
AVALIAÇÃO
DO PROJETO
·
Observação da criança durante as atividades;
·
Anotações em registros;
·
Trabalhos realizados pelas crianças;
·
Diálogo com a criança e seus familiares;
·
Reuniões com os pais.
Bom dia!!! Sou mãe e meu pequeno tem seis anos, e me encantei com seu texto e como posso ajudar a ele na escola, ele teve contato desde o berçário a pré alfabetização, e sempre as professoras e pedagogas me disseram que ele é uma criança especial e muito inteligente, ele adorava ir para a escola, agora que está na rede estadual de ensino, o encantamento não é o mesmo. E a própria atual professora já veio conversar que precisa da minha ajuda pois em 10 anos de alfabetização, nunca houve problemas com alunos mas com o meu filho ela está com dificuldades no aprendizado dele.
ResponderExcluirBom dia!!! Sou mãe e meu pequeno tem seis anos, e me encantei com seu texto e como posso ajudar a ele na escola, ele teve contato desde o berçário a pré alfabetização, e sempre as professoras e pedagogas me disseram que ele é uma criança especial e muito inteligente, ele adorava ir para a escola, agora que está na rede estadual de ensino, o encantamento não é o mesmo. E a própria atual professora já veio conversar que precisa da minha ajuda pois em 10 anos de alfabetização, nunca houve problemas com alunos mas com o meu filho ela está com dificuldades no aprendizado dele.
ResponderExcluirSeu projeto é ótimo, vou aproveita-lo em minha escola e acredito que será um sucesso.
ResponderExcluirMuito bom, parabéns👏👏
ResponderExcluir