Um blog voltado para Educação Infantil de qualidade

sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto: Eu e minha escola



Eu e minha escola
JUSTIFICATIVA
Por serem pertencentes à primeira a etapa do ensino fundamental, as crianças da educação infantil podem apresentar maior dificuldade de adaptação, portanto é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.
Além disso, nesse primeiro momento é importante que a criança conheça seus colegas e a si própria, que a educadora conheça as potencialidades e as necessidades de cada criança e que a família se sinta segura com a instituição de ensino. Dessa forma, este projeto deseja promover a interação escola/família, educador/aluno e aluno/aluno, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.
Considerando o período de adaptação decorrente na escola e que, tanto as crianças, quanto a escola e a família estão se conhecendo, este tema será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, respeitando as regras e rotinas institucionais, assim como a individualidade de cada um dentro da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • ·         Conhecer a rotina da turma;
  • ·         Trabalhar, junto à turma, as regras de convivência;
  • ·         Conhecer as particularidades de cada componente do grupo;
  • ·        Respeitar as diferenças;
  • ·        Facilitar a adaptação da criança na escola;
  • ·         Tornar o processo de socialização mais rápido;
  • ·      Despertar o interesse da criança pelo dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual;
  • ·         Fazer com que a criança tenha zelo pelo patrimônio escolar;
  • ·         Permitir que as crianças conheçam todos os ambientes da escola;
  • ·         Oferecer materiais diversos para que possam expor sua criatividade;
  • ·         Permitir que a família participe do processo de iniciação da vida escolar das crianças;
  • ·         Valorizar os materiais escolares de uso individual e coletivo;
  • ·        Introduzir as noções de medida de tempo, com a utilização de calendário;
  • ·         Representar situações vivenciadas, através da verbalização e expressão corporal;
  • ·        Utilizar o movimento como forma de comunicação, nas situações cotidianas ou em brincadeiras;
  • ·         Participar de jogos e brincadeiras que estimulem a socialização e o convívio saudável;
  • ·        Identificar e valorizar o papel de cada um dentro do grupo social em que convive;
  • ·        Valorizar e incorporar atitudes que visem à manutenção de espaço onde circula;
  • ·         Participar de atividades que envolvam produções coletivas;
  • ·         Valorizar a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde;
  • ·        Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos;
  • ·         Relatar as vivências nas diversas situações do cotidiano;
  • ·         Despertar a autonomia.

CONTEÚDOS
·      Artes visuais através do uso de diferentes técnicas de expressão;
·      Identidade e autonomia através da percepção da diferença entre os pertencentes do grupo e do cuidado com o material próprio e com o corpo.
·      Matemática, através da inserção do uso dos painéis.
·      Movimento;
·      Música;
·      Sociedade; e
·       Linguagem oral e escrita.

MATERIAIS
·         Brinquedos afetivos e pedagógicos;
·         Tintas, papéis, canetinhas, lápis coloridos, pincéis;
·         Tesoura, cola, massa de modelar;
·         Livros, gibis, revistas, jornais, folhetos de propagandas; e
·         Outros materiais e objetos que serão descritos nas atividades.

TEMPO DE DURAÇÃO
O projeto será desenvolvido de 04 de março a 22 de março, já que na última semana do mês iremos trabalhar as questões relacionadas ao sentido da Páscoa, ou seja, seu significado.

AVALIAÇÃO DO PROJETO
·         Observação da criança durante as atividades;
·         Anotações em registros;
·         Trabalhos realizados pelas crianças;
·         Diálogo com a criança e seus familiares;
·         Reuniões com os pais.



4 comentários:

  1. Bom dia!!! Sou mãe e meu pequeno tem seis anos, e me encantei com seu texto e como posso ajudar a ele na escola, ele teve contato desde o berçário a pré alfabetização, e sempre as professoras e pedagogas me disseram que ele é uma criança especial e muito inteligente, ele adorava ir para a escola, agora que está na rede estadual de ensino, o encantamento não é o mesmo. E a própria atual professora já veio conversar que precisa da minha ajuda pois em 10 anos de alfabetização, nunca houve problemas com alunos mas com o meu filho ela está com dificuldades no aprendizado dele.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Sou mãe e meu pequeno tem seis anos, e me encantei com seu texto e como posso ajudar a ele na escola, ele teve contato desde o berçário a pré alfabetização, e sempre as professoras e pedagogas me disseram que ele é uma criança especial e muito inteligente, ele adorava ir para a escola, agora que está na rede estadual de ensino, o encantamento não é o mesmo. E a própria atual professora já veio conversar que precisa da minha ajuda pois em 10 anos de alfabetização, nunca houve problemas com alunos mas com o meu filho ela está com dificuldades no aprendizado dele.

    ResponderExcluir
  3. Seu projeto é ótimo, vou aproveita-lo em minha escola e acredito que será um sucesso.

    ResponderExcluir

Dê sugestões... vamos construir juntos! Tudo é educação.